Uma casa livre de alergias


O inverno tem sido cada vez mais uma estação de mudanças constantes de temperatura, especialmente no Brasil, onde enfrentamos semanas de frio, seguida por outras em que faz calor. E toda essa instabilidade climática pode prejudicar aqueles que sofrem de alergias. Por isso a importância de evitar a proliferação dos ácaros dentro de casa. É fundamental, especialmente com as mudanças de temperatura e de clima, com dias de chuvas e de ventanias, manter os ambientes arejados com janelas abertas, para o que o ar circule. E outro cuidado é com a limpeza, usando o aspirador de pó semanalmente, lavando roupas de cama na máquina de lavar e passando um pano úmido nas superfícies.

A limpeza da casa deve ser feita passando um pano úmido nos móveis e no piso, para remover o pó que é espalhado no ar com vassouras e espanadores. Nas superfícies, a dica é usar pano de microfibra, no lugar da flanela. Para se livrar do pó e das alergias, o ideal é realizar esta limpeza  duas vezes por semana. Capas de sofá, poltronas, almofadas, tapetes e cortinas merecem um cuidado especial, pois dependendo do tecido podem acumular muitos ácaros. O melhor é que sejam de tecidos com fibras, sintéticos e aspiráveis, que podem ser lavados. Já os tapetes e cortinas devem ser limpos uma vez por mês.

No quarto, fique atento para as roupas de cama. Higienize os colchões a cada 15 dias e os travesseiros uma vez por mês. Lençóis precisam de trocados semanalmente, junto com as fronhas e as capas de colchão, de preferência com água quente, para matar os ácaros. Para quem tem alergia, o melhor para dormir e se aquecer nos ais mais frios são os edredons, em vez de cobertores de pelos. Ao guardar a roupa de cama, certifique-se de que as peças estão secas, sem umidade.