O charme e o conforto de uma lareira na sala de estar


Uma das imagens mais reconfortantes com a chegada dos dias frios é olhar para uma lareira acesa. Além de aquecer o ambiente, a lareira traz um toque de charme todo especial, sendo muitas vezes o principal elemento decorativo na sala de estar. Hoje, existem diversos modelos de lareira, podendo ser instaladas em lugares diferentes, entre as quais a elétrica, a lareira a gás e a ecológica. Mas a tradicional lareira a lenha, fixa na parede, continua sendo a mais usada.


Como a madeira possui ótimo desempenho térmico, uma lareira a lenha é a melhor opção para lugares de invernos mais rigorosos e que necessitam de maior distribuição do calor interno. Os modelos vão desde o clássico com alvenaria, até as lareiras de ferro com portas de vidro, que ajudam a impedir a passagem da fumaça para o ambiente. Independente do tipo de lareira a lenha, é importante estar atento ao piso no entorno, pois a queima da madeira gera fagulhas que podem entrar em contato com carpetes, tapetes e materiais inflamáveis. O ideal, portanto, é revestir a lareira com telas de proteção e optar por pisos frios, de porcelanato e cerâmica, que não aquecem e não propagam chamas.


Apesar dos cuidados, isso não significa que um ambiente com lareira não possa ter nenhum tapete, o que sempre ajuda a dar um conforto a mais, especialmente nos dias mais frios. Numa sala de estar com lareira, por exemplo, recomenda-se passadeiras felpudas e macias, ideias para aquecer a superfície do piso frio, e para evitar riscos, basta posicionar os tapetes a uma distância segura das fagulhas. Além de sofás, poltronas e pufes com almofadas e mantas, também vale a pena investir em mobiliário para armazenar a lenha da lareira, como baús e caixas que podem servir como elemento funcional e decorativo