Nova redução de juros para crédito imobiliário


A Caixa Econômica Federal anunciou a maior redução de juros para financiamentos imobiliários em 30 anos. A taxa de juros cobrada para crédito imobiliário caiu agora de 7,50%, mais a Taxa Referencial (TR), para 6,75%, mais a TR. Já a maior taxa teve redução de 9,50% mais TR para 8,50% mais TR. A Taxa Referencial foi criada em 1991 e é usada como um fator de correção monetária de empréstimos, do FGTS e de investimentos.

Com esta nova queda de juros, a expectativa do governo é ter mais dinheiro circulando na economia do Brasil e menos dinheiro parado em bancos e no mercado financeiro. O objetivo é incentivar empresários de diversos setores a investirem suas reservas na ampliação dos negócios, em vez de colocar em aplicações financeiras, o que ajudará na retomada de crescimento econômico do país.

O corte de juros anunciado pela Caixa é válido para créditos com saldo devedor atualizado pela TR no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Essa é a segunda redução de juros anunciada pelo banco em menos de um mês. Recentemente, a Caixa havia reduzido em até 1 ponto porcentual as taxas para financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.