Livre-se da umidade no banheiro


O inverno costuma ser uma época de mais umidade no banheiro por dois motivos: os banhos de água quente e o clima da estação, com suas chuvas, tempo nublado e baixas temperaturas. Paredes com argamassa e tintas impermeabilizantes são uma boa solução, mas não é preciso reformar o ambiente para se livrar da umidade e evitar o surgimento de mofo nas paredes e no teto.

Uma dica é deixar o banheiro arejado depois do banho, abrindo portas e janelas, para que o vapor d’água saia do ambiente. Alguns aparelhos, como desumidificadores e ventiladores de mesa, também podem ajudar a melhorar a ventilação local, secando o lugar. Além disso, é importante não deixar toalhas molhadas secando dentro do banheiro e pendurada no box.

Na limpeza, é importante evitar o surgimento de fungos. Para isso, aplique uma mistura com um litro de água sanitária, um litro de água fria e algumas gotas de detergente neutro, usando um frasco de spray.  Nas áreas em que começou a aparecer os fungos, use produtos anti mofo, esfregando com uma escova de cerdas duras e removendo com pano molhado. E lembre-se de usar luvas e óculos de proteção para os olhos.