Lavanderia organizada, funcional e bonita



A lavanderia não costuma ser o ambiente preferido da casa. Geralmente, nós só entramos neste espaço para realizar trabalhos domésticos e assim deixamos o lugar esquecido, escondido do resto dos cômodos. Mas não precisa ser assim. Com uma boa organização, mobiliário planejado e elementos decorativos, é possível ter uma lavanderia funcional e muito bonita.

O mais importante é manter tudo em ordem, cada coisa no seu devido lugar, para não poluir visualmente o ambiente e evitar a bagunça. Para isso, invista em móveis sob medida, planejados para aproveitar o espaço disponível da melhor forma, incluindo uma bancada de apoio para separar e dobrar roupas. Também é bom contar com armários aéreos, colocando os itens que não são usados com frequência nas prateleiras mais altas. E outra dica é reservar um nicho na mobília para colocar os eletrodomésticos, com as máquinas de lava e seca embutidas.

Além de bancada, armários e nichos, vale a pena usar cabideiros, cestos e caixas de plástico, que facilitam a rotina na lavanderia. Os cabideiros são úteis para pendurar camisas, casacos e vestidos, tanto na hora de secar quanto depois de passadas. Já os cestos e as caixas servem para armazenar não apenas roupas, como também produtos de limpeza e demais itens. Na decoração, vasos com plantas, revestimentos diferenciados e móveis coloridos dão um charme a mais no ambiente.