Estacionamento em Estocolmo será um grande bicicletário

Quando for construído, o mais novo estacionamento de Estocolmo, capital da Suécia, não vai ter espaço para nenhum carro. Em vez disso, o projeto foi feito para acomodar 700 bicicletas.

“Acreditamos que a cidade do futuro não deve ser construída em torno do carro”, diz Roger Mogert, secretário de planejamento de Estocolmo. “O futuro exige facilitar o transporte por meios alternativos e, claro, a construção de estacionamentos seguros e eficientes para bicicletas é um dos rumos certos para essa meta”, conclui Mogert.

3042292-poster-p-1-stockholms-newest-parking-garage-is-only-for-bikes

A garagem, localizada próxima a uma grande estação de trem, está sendo projetada exclusivamente para ciclistas. Os designers do projeto também planejam incluir no local uma oficina de bicicletas e vestiários, onde os passageiros poderão tomar banho, vestirem-se para o trabalho e guardarem suas coisas em armários.

A garagem será parte de um edifício que terá quase 60 apartamentos. “Uma vez que o prédio está localizado no centro da cidade, ao lado de uma estação de trem, nós pensamos que os moradores não precisarão de carro para se locomover”, explica Rahel Lerdell – CEO da Belatchew Architects – empresa responsável pelo projeto. “Para fins de semana e feriados, haverá diferentes soluções de compartilhamento de carro”, acrescenta.

“Em todo mundo, grandes cidades estão sofrendo cada vez mais com a poluição e os engarrafamentos, por isso a tendência é pensarmos em projetos que possam resolver de alguma forma esses problemas. A bicicleta é uma dessas alternativas, e estou certo de que veremos muito mais parques de bicicleta no futuro”, conclui Lardell.

Fonte: Fastcoexist