Dicas para manter a organização do home office


Cada vez mais pessoas trabalham em home office ou ao menos possuem um espaço dentro de casa para trabalhar. Geralmente, um dos quartos é transformado em gabinete ou um cantinho da sala/quarto é reservado para este fim. Embora a ideia seja facilitar a rotina, com maior conforto e menos tempo perdido no trânsito, na correria do dia a dia o ambiente do home office pode virar uma dor de cabeça por conta da bagunça. Por isso, é importante planejar o espaço e mantê-lo sempre organizado.

Em primeiro lugar, é preciso criar uma estação de trabalho confortável, acessível, com boa iluminação e bem arejada. O local precisa ser agradável e silencioso, jamais exposto aos ruídos da rua e dos vizinhos. Nesta estação, devem se acomodar todas as ferramentas indispensáveis para o trabalho: eletrônicos, documentos, itens de papelaria e demais objetos.

Para organizar tudo isso, separe por categorias e defina um nicho específico para cada uma. Por exemplo: as contas a pagar podem ficar em uma bandeja de acrílico sobre a mesa, com as mais urgentes em cima da pilha, e à medida que forem pagas, devem ser arquivadas em uma pasta, com identificação de tipo, mês e ano. As pastas com contas e documentos identificados, por sua vez, podem ser guardadas em caixas, gavetas e armários. Para objetos de uso diário, como blocos de papel, cadernos, canetas, grampeadores e outros, existem no mercado organizadores específicos, que mantêm tudo que se precisa a mão, sem bagunça. Quanto aos cabos e fios, a dica é usar fitas de velcro, a fim de evitar que fiquem emaranhados.

O que precisa ser usado com mais frequência deve estar bem acessível neste ambiente, porém, procure deixar sobre a mesa apenas o que for estritamente necessário. A dica é guardar tudo que se puder guardar, deixando a mão apenas o básico, sem acúmulo de objetos supérfluos. Com isso, você terá uma estação de trabalho livre, limpa e bem organizada.