Dicas para diminuir o acúmulo de pó em sua casa

O excesso de pó dentro de casa é responsável por diversos problemas tanto para a saúde como para o bem estar dos moradores.  Fungos, ácaros e bactérias ficam escondidas sob os móveis e podem prejudicar a qualidade de vida de quem vive no ambiente e também dos visitantes. Dessa forma os cuidados com a limpeza são muito importante e requerem um pouco de cuidado.


Não existe uma fórmula mágica para que a sujeira e todo o pó acabe de uma vez por todas, mas é possível usar algumas estratégias para que a quantidade excessiva de pó seja minimizada e assim faça sua faxina durar por mais tempo.  


Descarte o que não for mais útil



A acumulação de objetos inúteis é um hábito bastante comum e que está diretamente relacionado ao excesso de poeira. Manter em sua casa objetos que não estão sendo usados e que ocupam muito espaço faz com que se torne mais difícil a limpeza desse local.


Por isso é tão importante criar o hábito de descartar corretamente todo tipo de objeto que você não pretende usar mais. Roupas, calçados, livros, acessórios e objetos no geral. Assim você mantém a casa mais organizada e facilita ainda mais na hora da faxina.


Limpe todos os detalhes



Além de fazer aquela limpeza básica diária procure limpar os pequenos detalhes de vez em quando, pois o pó fica abrigado ali e não é visto com muita frequência. Arredar os móveis, levantar as cadeiras, tirar as cortina e persianas pode ser uma boa forma de facilitar a limpeza e diminuir o acúmulo de poeira no local.

Use um purificador de ar


Esse pode ser seu grande aliado na hora de garantir que o ambiente não acumule pó em excesso. Além de diminuir a poeira, os purificadores de ar ajudam a eliminar ácaros, fungos, mofo e outras bactérias que ficam pelo ar e prejudicam muito a sua saúde. O importante é que os filtros sejam trocados com frequência que ele esteja perto de alguma porta ou janela.


Atenção aos tecidos



A grande maioria dos tecidos soltam pelos e fibras pelo ambiente e contribuem também para o acúmulo de pó. Justamente por isso que se faz tão importante lavar com frequência os lençóis, toalhas, bichinhos de pelúcia, tapetes e cortinas para que não acumulem resíduos.