Dação para compra de imóvel: como funciona?


O processo de dação em pagamento consiste em usar um imóvel para comprar outro de valor maior. Ou seja, se você já possui um apartamento no seu nome e quer usá-lo para comprar um novo, pode fazê-lo através de dação. O procedimento, que possui a mesma validade de um pagamento feito em dinheiro, tem como responsabilidade a entrega do imóvel antigo, sem ônus algum ao vendedor. Para isso, o imóvel a ser dacionado deve estar totalmente quitado e não pode ser de propriedade de terceiros.

Esta é uma excelente opção para quem não possui todo o dinheiro necessário para comprar um apartamento ou uma casa, por exemplo. Além disso, é comum depender da venda de um imóvel para só depois conseguir comprar outro, o que pode ser muito demorado. Deste modo, o processo de dação também ajuda a agilizar e facilitar a transação, já que o comprador não precisa se preocupar em vender seu imóvel primeiro, antes de comprar um novo. Mas cabe destacar que o imóvel dacionado geralmente será avaliado por um valor abaixo do mercado.  Portanto, é preciso avaliar se a perda financeira na dação compensa a economia de tempo e de burocracia ao se adquirir um imóvel novo.

Atualmente, muitas empresas e proprietários já aceitam a opção de dação em pagamento para a venda de imóveis. Nesse caso é oferecido um prazo para que o comprador tente vender o imóvel diretamente, antes de entregá-lo como parte do pagamento. Se o comprador conseguir vender até o término do prazo, poderá conseguir um valor acima do preço de mercado, e caso não consiga vender direto, o imóvel será então entregue como dação em pagamento.

O processo de dação, em outras palavras, pode ser bom tanto para o comprador quanto para o proprietário. Mas lembre-se: para usar a dação da forma mais correta e segura, é importante contar com a ajuda de uma imobiliária como a Justo Imóveis, com corretores habilitados que auxiliam na escolha do imóvel ideal e na procura de proprietários que aceitam o processo de dação em pagamento.