Cuidados com o ar-condicionado no verão



O verão está aí e com as temperaturas mais altas o ar-condicionado passa a ser utilizado com maior frequência. Porém, é bom ficar atento. Deixar o aparelho ligado em temperaturas muito baixas e por longos períodos de tempo não apenas consome mais energia elétrica, como também pode causar problemas de saúde, principalmente para pessoas que sofrem de doenças respiratórias. Afinal, ambientes fechados e sem ventilação natural são um prato cheio para o acúmulo de fungos, vírus e bactérias.

Para evitar riscos, é importante limpar periodicamente o aparelho, por fora, por dentro e nos filtros, conforme as recomendações do fabricante. E se precisar de uma limpeza completa, vale a pena contar com auxílio profissional. Outra dica é evitar mudanças bruscas de temperatura e passar por uma exposição excessiva a ambientes muitos frios. O ideal é ajustar a temperatura do aparelho a ambiente, minutos antes de sair do local.

Segundo a Resolução nº 9 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a temperatura recomendável do ar-condicionado em condições internas no verão deve variar de 23°C a 26°C. Portanto, nesta época do ano o indicado é deixar o ar-condicionado em torno dos 23ºC. Lembre-se: quanto menor a diferença entre a temperatura externa e a temperatura climatizada, menos o ar-condicionado trabalha, consumindo menos energia.