Cuidados com as plantas no inverno


Com as baixas temperaturas do inverno, é importante redobrar a atenção com as plantas da casa. Considerando que o frio mais intenso influencia o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução dos vegetais, a estação exige alguns cuidados especiais, a fim de proteger e preservar suas plantas para a chegada da primavera.


Nos dias de mais frio, uma solução simples é trazer as flores em vasos e as plantas suspensas para dentro de casa, deixando as que necessitam de sol mais próximas das janelas. Antes disso, porém, deve-se verificar se as plantas que serão trazidas para dentro não possuem pragas, se estão limpas e sem folhagens mortas. Em ambientes de piso frio, evite colocar os vasos direto no chão, posicionando sobre suportes ou móveis de madeira.


No pátio e no quintal, uma boa dica é cobrir o solo com folhas, que ajudarão a mantê-lo quente, além de reter umidade. Já o gramado não pode ser regado com muita frequência, de preferência apenas pela manhã, para derreter a geada antes da incidência do sol e evitar queimaduras na grama, além de não deixar as plantas molhadas durante a noite, quando são mais propensas à criação de fungos.


Plantas externas, sobretudo as tropicais, são mais sensíveis às temperaturas baixas do inverno e podem ser cobertas durante a noite, com lençóis ou mesmo cobertores leves. De dia esta cobertura precisa ser removida, para não abafar as plantas. Os pequenos jardins e as hortas também podem ser protegidas por barreiras que bloqueiem ventos gelados. Por fim, lâmpadas de noite e o próprio sol durante o dia podem ajudar a manter aquecidas algumas plantas de vaso, sempre com o cuidado de não expô-las ao excesso de calor e de luz.