Classic Blue é a cor da Pantone para 2020


Segundo a Pantone, empresa americana que escolhe anualmente a cor que deve ser tendência no ano em moda, design e cultura, a cor de 2020 será a Classic Blue. De número 19-4052 na cartela de cores, a Classic Blue foi o tom eleito pela Pantone para representar a busca por estabilidade e proteção. De acordo com a empresa, o Pantone 19-4052 Classic Blue é uma cor sólida e confiável, que expressa verdade, fé e consistência, assim como oferece proteção, qualidades que despertam calma e confiança.

A nuance-tendência escolhida para 2020, sugestiva do céu ao entardecer, costuma ser associada com comunicação, introspecção e clareza. Na decoração, a cor promove concentração e ajuda a organizar os pensamentos, um equilíbrio em relação ao ritmo acelerado que a tecnologia nos impõe. “Uma tonalidade atemporal e duradoura, elegante em sua simplicidade. Traz sensação de paz e tranquilidade para o espírito humano, oferecendo refúgio. Ajuda na concentração, trazendo a percepção de clareza”, informou a empresa.

Em 2019, a Pantone escolheu a Living Coral como a cor do ano. Associações com o céu ao anoitecer e com a tonalidade dos recifes subáquaticos foram destacadas na escolha. A referência da cor na cartela é Pantone 16-1546, um tom estimulante, presente na natureza, mas que também representa uma presença viva nas redes sociais. Em 2018, a escolha foi pela Ultravioleta, baseando-se em ícones da cultura pop, como Jimi Hendrix e David Bowie, ambos marcados por tons de roxo.