As vantagens do drywall



Solução prática para montar ambientes sem a necessidade de grandes reformas, o drywall é um conjunto de chapas composto por um núcleo de gesso natural e aditivos, revestido com duas lâminas de cartão duplex. Esse tipo de revestimento, uma das opções mais modernas do segmento, já é muito usado no exterior e está sendo cada vez mais conhecida e usada aqui no Brasil.

O drywall é leve, de fácil manuseio e montagem, sendo bastante versátil. Muito aplicado em paredes e forros, o revestimento também pode ser usado para esconder tubulações, cobrir aberturas e na montagem de móveis fixos, entre outras aplicações. O material, apesar da pequena espessura das placas e da leveza, possui uma boa resistência, especialmente quando instalado seguindo-se as normas técnicas e da forma correta, com profissionais especializados. Aparelhos de TV e de ar condicionado podem ser instalados nas paredes em drywall, assim como armários e móveis suspensos, desde que seguindo as orientações do fabricante sobre o uso de buchas de fixação.

O drywall também pode receber revestimento com pastilhas, cerâmicas, madeira e outros, além da passagem de tubulação para instalações hidráulicas e elétricas. Neste caso, inclusive, o drywall possui uma grande vantagem em relação à alvenaria, pois se houver algum problema em canos e na fiação, não será preciso quebrar toda a parede para fazer os reparos.

Embora custo do drywall seja, em geral, mais caro que a alvenaria, o uso deste material pode representar economia em outros aspectos da obra e da reforma, como o tempo de execução, a quantidade de mão-de-obra e o desperdício de materiais. Além de 100% recicláveis, os resíduos resultantes do drywall são de apenas 5% numa obra, comparado aos até 30% de resíduos que outros materiais podem deixar.