Alugar ou comprar um imóvel?

O momento de decidir entre a compra ou o aluguel de um imóvel é algo que passa na cabeça de muitas pessoas. Porém apesar de parecer uma escolha fácil, não é tão simples. Investir em uma casa ou apartamento com tranquilidade, exige muito planejamento e organização. Ao passo que, no caso do aluguel, a primeira ideia que nos ocorre é sobre ficar investindo em algo que não é nosso. Será que é melhor comprar do que alugar? Vamos conferir algumas vantagens e desvantagens de cada uma dessas escolhas.


Vantagens de investir em um imóvel

A opção de investir na casa própria dá uma maior estabilidade à família. Além disso, permite realização de reformas e benfeitorias que podem acabar valorizando ainda mais o imóvel. Nesse caso, o dinheiro gasto não é desperdiçado, até porque trata-se de um bem que pode ter uma maior valorização com o tempo. Além dessa face do negócio, há a segurança de ter algo próprio, bem como todas as questões de realização.

Desvantagens da compra

Normalmente o valor do imóvel é alto e este valor traz junto uma demanda de anos de financiamento. Portanto há sempre o risco de o comprador passar por alguma fase de instabilidade econômica e não conseguir arcar com as prestações ou a manutenção que envolve a propriedade, abrindo uma possibilidade de perder o investimento.

E falando ainda no investimento, digamos que o proprietário precise reaver o dinheiro investido, em casos assim não há como saber quanto tempo irá demorar para, de fato, efetuar a venda deste imóvel. Além disso, vale considerar que a venda terá um valor superior da compra levando em consideração os juros de financiamento.

Vantagens em alugar um imóvel

Um imóvel alugado sempre será mais barato do que ter um próprio, o que já é um grande benefício para quem não quer gastar muito e não abre mão de um espaço com conforto e boa localização, por exemplo.

Aqui, a manutenção, salvo alguns raros casos, fica sob responsabilidade do proprietário, sendo possível economizar dinheiro para fazer outros tipos de investimentos. Fora a questão financeira, alugar dá uma maior liberdade ao morador. Isso permite que ele mude de casa, cidade, etc, sem ter muitas dificuldades.

Desvantagens do aluguel

A principal desvantagem de viver em um imóvel alugado é de que dinheiro empregado todo o mês vai para algo que não é seu e a necessidade de qualquer reforma só iria agregar valor ao bem de outra pessoa. Outra coisa que pode pesar contra o aluguel é estar suscetível aos ajustes de valor ou outros motivos que fogem do nosso próprio controle, como a solicitação do imóvel pelo dono, a não renovação do contrato, etc.

Qual é a melhor opção?

Cada situação precisa de uma análise clara. Hoje, comprar um imóvel não depende somente de um financiamento e mudar de cidade é uma atitude que se tornou cada vez mais comum na vida das pessoas. Nesses casos, vale a pena pesquisar e alugar aquele imóvel que dê conta de todas as suas necessidades. Já a compra do imóvel é excelente para famílias que possuam condição de pagar à vista, sem ter que apertar excessivamente o orçamento ou realizar longos financiamentos.