7 Plantas que purificam o ar de ambientes

Além de dar um toque especial para a decoração, elas ajudam a filtrar o ar

Filtros de ar que vem da natureza e podem ser “plantados” dentro de sua casa. As plantas melhoram a qualidade do ar e operam maravilhas entre ambientes fechados como casas ou escritórios. No fim dos anos 80, a NASA começou a estudar o poder de certas plantas em proporcionar um ar mais puro e limpo dentro do espaço confinado das estações espaciais. Essa e outras pesquisas apontam que elas filtram certos compostos nocivos no ar, tornando-o muito mais saudável, e deixando o ambiente muito mais bonito. Com base nestes estudos, indicamos algumas espécies de vegetais que melhoram a qualidade do ar em ambientes fechados. Confira.

Aloe Vera ou Babosa
A Aloe Vera, também chamada de Babosa, é uma planta da categoria das suculentas. Ela é considerada um excelente filtro de ar. Ao absorver uma quantidade excessiva de substâncias tóxicas, suas folhas apresentam manchas marrons.

Azaleia
Além de embelezar o ambiente com suas flores, essa planta também ajuda a remover do ar a substância formaldeído, bastante utilizada em mobiliário fabricado com madeira prensada.

Espada de São Jorge
A Espada de São Jorge absorve grande variedade de toxinas do ar. À noite, converte gás carbônico em oxigênio, por isso pode ser colocada nos quartos, garantindo um sono ainda mais tranquilo.

Lírio da Paz
O Lírio da Paz é considerada uma das melhores plantas purificadoras naturais de ar, pois ela ajuda a diminuir o nível de toxinas do ar, como formaldeído, benzeno, amônia e outros.

Gérbera
(Wikimedia Commons)
Encontrada nas mais variadas cores, a Gérbera é indicada para eliminar resíduos deixados no ar por cigarros, charutos e cachimbos.

Crisântemo
Como purificadora do ar, sua principal função é a de filtrar a substância benzeno, muito comum no fumo do tabaco e que pode provocar sérios problemas sanguíneos se inalado de forma aguda.

Samambaia
Além de funcionar como um ótimo umidificador natural, essa planta ainda atua removendo do ar substâncias poluentes como benzeno e xileno.