6 temperos para cultivar na cozinha



Quem gosta de cozinhar em casa sabe que o tempero certo pode fazer toda a diferença naquele prato especial do almoço ou da janta. E não é preciso ter uma horta no pátio de casa para contar com especiarias fresquinhas. De fato, é possível cultivar diversos temperos na cozinha do apartamento, e neste texto separamos seis deles com algumas dicas de como plantar, regar e cuidar de cada um.

Alecrim

O ideal é plantar em vasos de pelo 20cm de diâmetro por 30cm de altura, em local com bastante iluminação direta. A rega não pode ser exagerada, no máximo duas vezes por semana. Se for plantar uma muda, a primeira colheita pode ser feita dez dias após o plantio. Se plantar sementes, a espera é de três meses. Corte apenas as pontas dos ramos e não deixe a terra encharcada ao regar, pois isso pode matar a plantinha.

Cebolinha

A cebolinha pode ser cultivada em vasos com outras plantas, desde que a terra seja bem adubada, rica em nutrientes e compostos orgânicos. A planta necessita de iluminação, embora não direta, e de regas diárias. A primeira colheita pode ser feita 75 dias depois de plantadas as sementes e a dica é colher as hastes externas, retirando pela base.

Coentro

Esse é um tempero que não pode ser plantado no inverno, já que necessita de calor para crescer a partir das sementes. A terra deve ser rica em compostos orgânicos, o vaso precisa receber luz do sol todos os dias e as regas tem que ser feitas periodicamente, para deixar o solo úmido, mas sem encharcá-lo. A primeira colheita pode ser feita entre um e dois meses depois de plantadas as sementes.

Manjericão

O ideal é plantar o manjericão em vasos individuais ou com pelo menos 30 cm de distância entre as mudas. Se for plantar junto com outros temperos, dê preferência ao orégano. A erva precisa de uma rega por dia e ao menos quatro horas diárias de exposição ao sol. A primeira colheita pode ser feita dois meses depois de plantadas as sementes e a dica é cortar os galhos com as maiores folhas.

Orégano

O orégano se desenvolve muito bem com calor moderado, terra rica em matéria orgânica, regas todos os dias (mas sem exagero) e exposição direta ao sol por quatro horas diárias. A primeira colheita pode ser feita quando a planta atingir 20 cm de altura.

Salsa

O ideal é plantar em vasos de pelo menos 30cm de altura, exposto a cinco horas diárias de sol e com regas moderadas, apenas quando a terra estiver seca. A primeira colheita pode ser feita entre dois e três meses depois de plantadas as sementes, deixando pelo menos 1 cm de planta, para que volte a crescer.