5 dicas para dividir aluguel com os amigos e economizar

Morar sozinho certamente é o desejo de muitos jovens. E algumas vezes isso não é só uma vontade e sim uma necessidade. Principalmente no caso de estudantes que ingressam em universidades longe de casa. 

O problema é que nem sempre há dinheiro suficiente para arcar com todos os gastos. E para conseguir se mudar e gerenciar melhor as despesas, uma das alternativas é dividir o aluguel de um imóvel com amigos ou colegas de faculdade.

Por isso separamos algumas dicas para quem precisa dividir o aluguel com amigos. Confira!

Escolha da região

Se você está se mudando para a cidade da universidade, o melhor a fazer é escolher uma região próximo a ela. Assim você já começa economizando, pois irá gastar menos com o transporte no dia a dia. E se por acaso essa for uma região muito valorizada, vale a pena fazer um cálculo para saber qual a diferença entre os gastos de um imóvel próximo e um mais distante, somando a despesa do transporte.

Perfil do colega

É importe avaliar bem o perfil da pessoa que irá dividir o imóvel com você. Algumas vezes escolher um amigo muito próximo e com as caraterísticas muito opostas de você, não é a melhor opção. Pois vocês terão que passar boa parte do tempo juntos e dividir as tarefas da casa, por isso, é essencial manter uma boa convivência com o colega.

Organização

Faça uma planilha com os gastos da casa. Assim é possível saber o quanto terá que juntar para pagar as despesas de cada mês. E se optarem por fazer um revezamento dos pagamentos, use a planilha para saber quem deve realizar o pagamento na próxima vez.

 Mobiliando a casa nova

É possível encontrar um imóvel já mobiliado, e se esse for o caso, aproveite todos os móveis, afinal de contas eles estão inclusos no valor do aluguel mensalmente.

Se o imóvel for vazio, procure comprar somente o necessário de móveis, utensílios e eletrodomésticos. E uma dica importante é que na hora de fazer essas compras, cada integrante da casa compre um pouco para não dar confusão na hora da divisão. Assim cada um fica com o que pagou.

Administração de gastos

Mantenha sempre um diálogo com o seu colega sobre as despesas. O ideal é que todos os valores sejam divididos igualmente. Façam uma lista de coisas que precisam para uso diário e comprem de uma vez só. Caso alguém queira comprar algo fora do básico, deve comprar separadamente.